O purgatório de São Patrício

em 14/12/2012


Saudações meu caros amigos Atormentados...O texto de hoje fala sobre um dos, possíveis seis, portões do inferno. Já mencionamos anteriormente um outro local que é considerado um desses seis portões, trata-se do Necromanteion (clique aqui para recordar). Porém quando escrevi sobre o Necromateion eu desconhecia essa relação com portões do inferno...

São Patrício era Romano-britânico e missionário cristão, geralmente reconhecido como Santo padroeiro da Irlanda ou o Apóstolo da Irlanda, embora Brígida de Kildare e Colmcille também sejam formalmente Santos padroeiros desse país. O chamado "Purgatório de São Patrício" é um local de peregrinação religiosa na antiga ilha de Lough Derg, em Donegal, Irlanda. Hoje, no local uma capela com uma torre e um sino penitencial ficam em uma colina que é o portal da caverna original.

Segundo a lenda, esse local data do quinto século, quando Jesus Cristo mostrou à São Patrício um buraco que daria acesso a uma caverna e que seria uma entrada para o inferno. Sua importância na época medieval é evidente, fato claramente mencionado em textos de início como 1185 e mostrado em mapas de toda a Europa no início do século XV.

A lenda sustenta que S. Patrício teria se desencorajado pelas dúvidas de seus conversos potenciais, que lhe disseram que não acreditam em seus ensinamentos até que eles tivessem uma prova substancial. S. Patrício orou e pediu ao Senhor para ajudá-lo a relacionar algo sensível à palavra de Deus e converter os irlandeses, então o Senhor lhe revelou a entrada de uma caverna, que chamou de Purgatório, mostrando este lugar para as pessoas, eles acreditariam em tudo o que ele ensinava. Testemunhando o Purgatório, o povo iria finalmente conhecer a realidade das alegrias do céu e os terríveis tormentos do inferno.

Embora a caverna tenha sido fechada desde 1632, várias descrições dos primeiros peregrinos sobreviveram. Elas se referem ao lugar como uma espécie de adega ou um poço fechado. A entrada, era bastante estreita, cerca de 60 centímetros de largura e 90 centímetros de altura. Lá dentro havia uma descida curta de cerca de seis etapas. A caverna foi dividida em duas partes: a primeira foi cerca de 3 metros de comprimento, provavelmente alta apenas o suficiente para dobrar os joelhos; Depois desse lance havia outro nicho com cerca de 1,5 metros de comprimento. Como o local nunca foi escavado, só se conta, até hoje, com estas descrições.

Não há evidência que a peregrinação ao purgatório são Patrício tenha sido interrompida em qualquer época desde o séc. 12. Todos os anos a temporada de peregrinação principal começa no final de Maio, Junho e termina a meados de agosto, no dia 15, na festa da Assunção de Maria. É uma peregrinação rigorosa, espartana, de três dias, aberta para peregrinos de todas as religiões, que devem ter, pelo menos, quinze anos de idade, de boa saúde e capazes de caminhar e se ajoelhar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo