Liderc: Demônio sexual húngaro

em 23/10/2012



O Liderec ou a Liderc é um ser sobrenatural do folclore húngaro. Ele ou ela tem três variedades conhecidas, que muitas vezes emprestam características umas as outras.

A lenda mais tradicional fala que o Liderc nasce do primeiro ovo de uma galinha preta, chocado embaixo do braço de um ser humano (isso me lembra o enredo de uma novela da globo, "Renascer" se não me engano, onde o personagem de Antonio Fagundes tinha um diabinho preso em uma garrafa, e ele conseguiu esse diabinho chocando o ovo de uma galinha preta em baixo do braço). Algumas versões da lenda dizem que um ovo de galinha invulgarmente preto minúsculo, pode se tornar um Liderc, ou que o ovo deve ser chocado colocando-o em um monte de esterco.

O Liderc se tornará amante da pessoa que for dona do mesmo, assumindo a sexualidade oposta a do dono. Se o proprietário for uma mulher, em vez de dar prazer à mulher, ele poderá se sentar sobre o corpo da dona, e às vezes suga seu sangue, tornando-a fraca e doente depois de um tempo. Nessa lenda o Liderc tem o poder te dar ao seu dono ou dona grande quantidade de ouro. Para elimina-lo, deve-se convencer o Liderc a executar uma tarefa impossível. Também pode ser destruído, trancando-a uma árvore oca.

A segunda variedade da Liderc é como um pequeno ser, um diabo temporal. Ele também pode ser obtido a partir de um ovo de galinha preta, mas mais frequentemente é encontrado acidentalmente em panos, caixas, garrafas de vidro, ou nos bolsos das roupas velhas. A pessoa que possui essa forma da Liderc de repente torna-se rico e é capaz de feitos extraordinários, porque a alma da pessoa supostamente sido dada ao ser, ou mesmo para o Diabo.

A terceira variedade é como um amante satânico, bastante semelhante a um incubus ou succubus . Esta na forma de as moscas à noite, que aparecem como uma luz ardente, ou mesmo como um pássaro de fogo. Durante o voo, o Liderc polvilha chamas. Na Terra, ele pode assumir uma forma humana, geralmente na forma de um muito lamentada parente morto ou amante. Suas pegadas são o de um cavalo. O Liderc entra nas casas através de chaminés ou buracos da fechadura, traz a doença e a desgraça para suas vítimas. Ele deixa a casa com um toque de chamas e sujeira nas paredes. Incenso e ramos de vidoeiro são usado para impedir o Liderc de entrar nas casas.

Supostos Lidercs avistados durante a noite.



Quando amanhecer, você já será um de nós...

Links Relacionados:
A maldição do Little Bastard.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo